top of page

Saúde

             educação para a Saúde pretende incentivar os alunos a assumir o

             bem-estar físico e mental como uma condição básica para exercer       plenamente uma cidadania. Para isso, terá de reconhecer a importância da  saúde mental, de uma alimentação saudável, da atividade física, da prevenção da violência, de consumos e comportamentos parecidos e de como as religiosas, valores, atitudes e comportamentos condicionam a sua própria saúde e a saúde das comunidades.

1200px-LetterA.svg.png

Realizado por: Martin Moreira; João Paulo

saude planeta.png

Doenças Comuns na Sociedade

  • Depressão- é uma doença psiquiátrica crónica que tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor.

  • Anemia- Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, levando à diminuição da capacidade de transporte de oxigênio.

  • Dermatite- reação inflamatória da pele, caracteriza-se por coceira, vermelhidão, inchaço e aparecimento de vesículas.

  • Cancro-  é um grupo muito numeroso de doenças que têm em comum o desenvolvimento de células anormais. Por causas muito diferentes, estas células começam a multiplicar-se e a crescer sem controlo, algo que normalmente não acontece num organismo, onde a maioria das células está programada para viver um período determinado e se divide de forma controlada.

Imagem Doenças.jpg

Saúde Mental

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2014) a saúde mental não é a simples ausência de doença, mas sim um estado de bem-estar em que cada indivíduo realiza seu próprio potencial, consegue lidar com os desafios normais da vida, consegue trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para a sua comunidade.

Ao longo da vida, todos nós podemos ser afetados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade.

Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de familiar próximo, o divórcio, o desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental.

Factores genéticos, infecciosos ou traumáticos podem também estar na origem de doenças mentais graves.

SAude mental.jpg

Problemas de Saúde Mental mais Frequentes

Saude Mental 1.jpg
  • Ansiedade

  • Mal-estar psicológico ou stress continuado

  • Depressão

  • Dependência de álcool e outras drogas

  • Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia

  • Atraso mental

  • Demências

Realizado por: Diogo Jardim

Cancro

O que é o Cancro?

A palavra cancro usa-se para denominar um grupo muito numeroso de doenças que têm em comum o desenvolvimento de células anormais. Por causas muito diferentes, estas células começam a multiplicar-se e a crescer sem controlo, algo que normalmente não acontece num organismo, onde a maioria das células está programada para viver um período determinado e se divide de forma controlada.

As patologias que formam o grupo de males a que denominamos “cancro” são mais de 100. Apesar de serem em elevado número, todas elas têm algo em comum: a maneira como a doença começa.

Cancro.jpg

Como se Inicia o Cancro?

CAncro 2.jpg

Todos os tipos de cancro começam com o crescimento anormal e descontrolado de células que se convertem em cancerosas devido a uma anomalia no seu ADN. A função do ADN é dirigir todas as ações das células. Entre muitas coisas, determina que a célula deve morrer ao cumprir o seu ciclo vital. Uma célula sã é capaz de reparar uma possível anomalia no seu ADN; contudo, as células cancerosas não podem fazê-lo. Por conseguinte não morrem, pelo contrário, crescem e formam novas células que o corpo não necessita.

Sintomas do Cancro

Leucemia- A origem da leucemia encontra-se na medula óssea, que é o tecido responsável por manter a produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Este tipo de cancro provoca a produção de um grande número de células de sangue anormais.

Leucimia.jpg
Carcinoma.jpg

Carcinoma-Este tipo de tumor é o mais comum, representando 80% dos cancros. Entre eles encontram-se o carcinoma do pulmão, mama, cólon, próstata, pâncreas, bexiga ou estômago, e formam-se à superfície dos órgãos (células epiteliais). Existem vários subtipos de carcinoma, incluindo o adenocarcinoma, o carcinoma das células basais, o carcinoma de células escamosas e o carcinoma de células transicionais.

Fatores de Risco

Álcool-Beber álcool em excesso pode incrementar o risco de alguns tipos de cancro, como o cancro da cabeça e pescoço, o da laringe e o do esófago. Se, para além de consumir demasiado álcool, a pessoa é também fumadora, este risco aumenta.

álcool bebida.jpg
Dieta e exercício.jpg

Dieta e exercício-Uma dieta pobre ou insuficiente, assim como a falta ou a ausência de exercício físico, são dois fatores que incrementam o risco de sofrer de cancro. Está demonstrado que o excesso de peso ou a obesidade aumenta as possibilidades de padecer de cancro da mama, do cólon, do esófago, do pâncreas ou do rim.

Realizado por: Luís Morais; Samuel Lopes; Rúben Monteiro; Cristiano Nogueira

bottom of page